sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Estudo Bíblico e Teológico:
A BÍBLIA COMO O LIVRO DO PACTO DE DEUS.
Prof. João Ricardo Ferreira de França.
jrcalvino9@gmail.com
fones: 3475-7544 / 8684-6461.
Introdução: O estudo da Bíblia exige de nós conhecimento. Um conhecimento do que este livro significa para a Igreja; e, sem este conhecimento não poderemos progredir em nosso entendimento de quem é Deus, nem muito menos compreender os seus atos de salvação neste mundo, por isso, este breve estudo vem a tona para nos ajudar a compreender a Palavra de Deus. pois, há uma necessidade de se compreender a bíblia. Gostaria de focalizar o nosso estudo sob a ótica de que o livro que temos diante de nós é um livro pactual. Onde Deus se revela a nós de forma pura e límpida.
A bíblia é a fonte de toda a nossa teologia e seria imprudente estudarmos qualquer doutrina sem considerarmos a fonte desta doutrina, ou seja, seria insensato não considerarmos a Bíblia como ela de fato é: A revelação de Deus.

I – PONTOS DE VISTAS SOBRE A BÍBLIA.

Ao longo da história da Igreja tem surgido vários pontos de vista a respeito do que seja a Bíblia, e sobre a maneira como ela deve ser lida e interpretada, vejamos estas visões resumidamente:

1.1 – A VISÃO FUNDAMENTALISTA: Esta visão é muito boa, pois, olha para a Bíblia como sendo de fato a Palavra de Deus, todavia, faz uma distinção gritante entre o Antigo e o Novo Testamento, dividindo o povo de Deus; sugerindo que Deus tem dois povos – Israel e a Igreja.
1.2 - VISÃO CRÍTICO-LIBERAL: Esta visão anula toda a idéia que a Bíblia seja a Palavra de Deus, sugerindo que a Bíblia é um livro com muitos mitos, negando os milagres do Antigo Testamento e do Novo Testamentos; resta visão deve ser rejeitada, pois, não se apoia na revelação escrita de Deus.
1.3 – A VISÃO NEO-ORTODOXA OU NEO-EVANGÉLICA: Sustenta que a Bíblia está misturada de verdade e de erros, e que nem tudo que está escrito na Bíblia é verdadeiro, esta é a visão de que a Bíblia não é a Palavra de Deus, mas que se torna a Palavra de Deus quando é pregada e crida pelo ouvinte. Esta visão também deve ser rejeitada, pois, toda meia-verdade é uma mentira completa.
1.4 – A VISÃO HISTÓRICA-REFORMADA: É a visão de que a Bíblia é a Palavra infalível de Deus toda suficiente para nos conduzir na fé e na conduta Cristã. É esta a convicção que nós abraçamos como Igreja. Podemos dizer que esta é a correta visão que devemos ter da Bíblia. Isso significa que sustentamos que na Bíblia não existe nenhum mito, nenhum erro ou mesmo que ela é incompleta , mas que a Bíblia é um livro verdadeiro em tudo o que afirma. A visão Reformada ou Calvinista pode ser resumida conforme está abaixo:
a. A Bíblia é o registro da revelação das relações pactuais de Deus.
b. A Bíblia apresenta uma só mesagem: unificada, integrada que há de desenvolver-se.
c. A Bíblia como livro pactual nos mostra isso de forma clara.
d. A Bíblia como tal possui qualidades específicas.

II – A NATUREZA PACTUAL DA BÍLIA.
2.1 – O Registro Escrito:
Muitos não compreendem a Bíblia porque não percebem que a Palavra de Deus foi escrita por homens que viveram em culturas e épocas diferentes das nossas. Entretanto, o que os escritores registraram não nasceu da intenção deles, mas foi a mão de Deus quem os conduziu a escrever o que escreveram.
O registro escrito possui vários gêneros literários. Isso inclui “narrativas”, “pronunciamentos proféticos”, “admoestações em forma de sermão”, “diálogos”, “hinos”, “orações”, veja alguns exemplos:

Ex.15.1,22 – “Então cantou Moisés e os filhos de Israel em cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque graciosamente triunfou; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. [...]Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água.”[1]
Lucas 3.23 – “E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) Filho de José e José de Heli,”[2]

2.2 – Revelação:

A Bíblia é a revelação de Deus ao homem. Mas o que significa a palavra revelação? A resposta é simples, o conceito de revelação “sugere tirar o véu, abrir, tornar acessível o que, de outra forma, permaneceria desconhecido”.
Isso nos leva para a consideração de que Deus é a fonte final e o doador da revelação. A base fundamental está no fato de que a palavra divina é a revelação desse grandioso Deus; e, o conceito refere-se, primeiro, às palavras enunciadas por Deus. Ele falou ao longo de toda a Criação; notemos a frase dominante no capítulo 1 de Gênesis: “e Deus disse”
Mas, algo precisa ser dito aqui que “Deus falou também palavras que pertencem à redenção. Esta perspectiva nos leva para Êxodo capítulo 20. 1-17; o que temos aqui? “Então falou Deus....” ele falou todas a palavras. Mas, o que ele especificamente falou? “Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do egito da casa da servidão”. A Lei nos mostra a redenção em seu prefácio.
Todavia, estas palavras faladas foram transmitidas em linguagem humana inteligível, isto é, em palavras humanas, arranjadas em sentenças e parágrafos.
Neste registro humano temos também a resposta humana. Deus sempre provoca a resposta do homem quando busca manifestar sua justiça, um exemplo claro disso é o Salmo 51; o Saltério (Livro dos Salmos) é compreendido como sendo a resposta humana à revelação de Deus. Deus provoca o homem com sua Santidade para Ter uma resposta de arrependimento um exemplo é Isaías 6.8-13.]

2.3 – As Relações Pactuais:

Qual é o tema central da Bíblia? Alguns estudiosos dizem que é a promessa, outros dizem que é o Reino, mas nós pensamos que o tema central é o Pacto de Deus. A Bíblia é o livro permanente das relações pactuais. O pacto assume conceito central na Palavra de Deus. O que é um pacto? Pacto é uma aliança. Deus entrou em Aliança com o homem desde o éden.
Esta perspectiva assume vital importância em nosso estudo. Pois, temos aqui
2.3.1 – A Bíblia Retrata o pacto em harmonia com o Reino de Deus.

A aliança nos diz que Deus é “o rei por virtude de quem e o que Ele é como Deus; porque ele criou, sustenta e governa, controla e dirige todas as coisas na criação;...” em outras palavras, a aliança fala de Deus como sendo o “Senhor da redenção” e que deve ser contemplado como o “consumador e o Juiz final e absoluto de toda a humanidade”. Essas declarações nos indicam que a Bíblia é um livro que trata do Reino de Deus entre os homens. Esta é a primeira verdade sobre as relações pactuais apresentadas na Bíblia.

2.3.2 – A Bíblia apresenta o Pacto em sua natureza intrínseca.

O que é está em aliança com Deus? A Bíblia nos ensina que é “estar ligado a ele por um laço de vida e amor.” Este laço é divinamente “iniciado e mantido”, este ponto precisa ser considerado quando lemos no Salmo 89. 30-35:
“ Se os seus filhos desprezarem a minha lei e não andarem nos meus juízos, 31 se violarem os meus preceitos e não guardarem os meus mandamentos, 32 então, punirei com vara as suas transgressões e com açoites, a sua iniqüidade. 33 Mas jamais retirarei dele a minha bondade, nem desmentirei a minha fidelidade. 34 Não violarei a minha aliança, nem modificarei o que os meus lábios proferiram. 35 Uma vez jurei por minha santidade (e serei eu falso a Davi?):”

2.3.3 – A Bíblia apresenta-nos que este laço foi iniciado na Criação.

Deus traz o mundo à existência porque tenciona manifestar a sua glória neste mundo. Ao criar o homem Deus decide esculpir no homem a sua imagem (Gênesis 1.26) conforme registra Moisés:“E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
Ao criar o homem nestes termos Deus estabeleceu “um laço de vida e amor entre ele próprio e a humanidade”. Este é o pacto da Criação. Agora quando Adão e Eva pecaram, tornaram-se quebradores do pacto(Gênesis 2.15-17); eles “romperam o laço de vida e amor de seu lado” (Gênesis 3.6) “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.”
Mas, qual é a ação de Deus? “Deus ,entretanto, manteve suas relações de vida e amor e, afim de restaurar plenamente a humanidade no pacto da criação, então, surge uma nova dimensão do pacto. Ele torna possível a redenção da humanidade em Gênesis 3.15.( pacto da redenção)

III – A MENSAGEM ÚNIFICADA, INTEGRADA E DESENVOLVIDA DA BÍBLIA.

A Bíblia é o registro da vontade de Deus ao homem. Ela trata de duas grandes relações pactuais (criação e redenção), a história da salvação está condida nesta perspectiva pactual da Bíblia. Agora precisamos estudar a respeito desta mensagem. A grande questão é: quantas mensagem possui a Bíblia? E a divisão Antigo e Novo Testamento é legítima? O conflito entre Lei e Graça é verdadeiro? São perguntas que precisam ser respondidas. Devemos considerar algumas realidades:

A. A mensagem da Bíblia é Unificada:

Temos a plena convicção de que o tema de toda a Bíblia é o “Reino de Deus e o Pacto”. Este é o tema controlador de nossa compreensão da Bíblia como Palavra de Deus.

B. A mensagem da Bíblia é Integrada:

Esta mensagem possui diversos elementos que a constitui. Isto porque o Deus Trino decidiu salvar, redimir, resgatar e restaurar uma humanidade perdida. Note estamos falando da Bíblia como o livro do pacto que registra toda a revelação pactual de Deus.

C. A mensagem da Bíblia é Desenvolvida:

Este é o aspcto mais importante para a compreensão dos ensinos na Palavra de Deus. O que queremos dizer com isso?

C.1 – Que a revelação deste pacto é orgânica: A Bíblia que temos em nossa mão não foi dada de uma única vez, Deus falou várias vezes e de várias formas, conforme aprendemos de Hebreus 1.1: “Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,”. A revelação de Deus esteve presente como sementes em diversos lugares até nascer uma grande árvores chamada Bíblia Sagrada.

C.2 – A revelação foi Progressivamente revelada: A palavra de Deus foi dada de forma a chegar ao seu climax, assim como uma árvore nasce da sementes e vai crescendo e se desenvolvendo assim foi a questão da Bíblia.

C.3 – A revelação é histórica: A mensagem redentora de Deus na Bíblia vem pelos agentes e circunstâncias históricas. Assim ocorreu nos tempos dos profetas do Antigo e do Novo Testamentos.

IV – CARACTERÍSTICAS DA BÍBLIA:

1. Ela é Singular: Ela é um livro divino-humano, sua mensagem é de origem divina; a Bíblia é também humana, pois, foi escrita por homens (2 Pedro 1.20-21).

2. Ela é um livro do pacto: Ela revela a soberania de Deus, mostrando o amor indomável de Deus pelo povo da aliança.
3. A Bíblia foi escrita dentro da comunidade do pacto: Israel deveria manifestas as virtudes da Lei para toda a humanidade. Pois, foi assim que Deus planejou quando chamou Abraão ( Gênesis 12.1-3)
4. A Bíblia é um livro transcultural: A revelação de Deus na Bíblia não se condiciona a cultura de uma determinada época. Por isso, deve ser recebida como Palavra de Deus.

[1] Este texto começa com uma narrativa e vai para a poesia, depois, volta para a narrativa ;e por fim uma poesia.
[2] note que o texto começa com uma narrativa e termina com uma genealogia.

Nenhum comentário: